História da Escola

 

            A Escola Estadual Padre Teófanes Augusto Araújo Barros foi inaugurada no dia 24 de junho de 2003, na presença do então governador Ronaldo Lessa e autoridades Estaduais e Municipais.

            Seu nome homenageia  por todo seu legado sociocultural, Teófanes Augusto de Araújo Barros, nascido no dia 13 de julho de 1912, no Sítio Ipiranga em Laje do Canhoto, as margens do Rio Canhoto, hoje município de São José da Laje. Teófanes  Augusto determinado a seguir a doutrina católica como seminarista, ordenou-se padre.E como tal participando ativamente dos trabalhos na igreja do Rosário e na Catedral Metropolitana de Maceió, tornou-se Cônego em seguida.

            Mas, foram os caminhos da educação que acabaram por seduzi-lo e conduzir seus passos,que embora conceituados nos ensinamentos da igreja Católica, desviaram-se de sua peregrinação inicial. “Gênio, santo, profeta, sábio, inventor e educador”, fez licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, idealista, fundou o Colégio Guido de Fontgalland (1939), a Campanha Nacional de Educadores Gratuitos (1943), foi professor da Universidade Federal de Alagoas, fundador da Faculdade de Filosofia em 1950, diretor da UFAL e fundador do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC.

            Padre Teófanes participou de cursos por todo o mundo. Foi membro da Academia Alagoana de Letras e do Instituto Histórico de Alagoas. Dedicou toda a sua vida a um só ideal, “educar para elevar”. Faleceu no dia 21 junho de 2001. 

            A referida Instituição Educacional teve sua obra edificada em terreno doado pelo empresário Dr. Luiz Antônio Andrade Bezerra, proprietário da Usina Serra Grande, localizada nesse município.

            Em 2003 a escola abrigou 05 turmas de 1ª série do ensino médio, sendo as mesmas anexas da Escola Estadual Carlos Lyra, no turno noturno. Em 2004 a escola começou a escrever as primeiras páginas de sua trajetória educacional propriamente dita quando começou a realizar suas primeiras matrículas na responsabilidade dos funcionários designados interinamente pela Escola Estadual Carlos Lyra para tal ato. No mesmo ano, aos 06 dias do mês de fevereiro foi nomeada pelo governador Ronaldo Lessa a sua primeira diretora geral, a Sra. Simone Mendes da Rocha Pimentel que iniciou os primeiros trabalhos administrativos.

            No período de 01 a 05 de março de 2004, acontece a primeira semana pedagógica com pauta diversificada atendendo as possíveis necessidades as comunidade escolar. Este encontro contou com a presença da diretota geral e da primeira coordenadora: Marineide Ferreira de Moraes e dos primeiros professores efetivos: Ricardo Leite, Francisca Gomes ,José Marco, Sônia Pimentel, Eduardo Gomes, como também dos professores monitores: Ricardo Jorge, Luci Santália, Telma Lopes, Hygo Oliveira, Maria Cicera,  Josina Alves, Josefa Gomes, Janaíne Maria, Adilma Claudino, José Cicero e Edson José.

            Vale salientar que no segundo semestre do mesmo ano os trabalhos pedagógicos contaram com a colaboração do professor Erivaldo Valério.

            Em 2005, por vontade própria a Sra. Simone Mendes afasta-se da direção da escola, sendo nomeada a Sra. Maria José de Brito Lyra que desenvolvem as ações da escola conjuntamente com os coordenadores pedagógicos Erivaldo Valério e Ana Aparecida Vital Pimentel.

            No ano seguinte, em 27 de abril, ocorrera a 3ª Eleição Direta gerais para Diretores Gerais e Diretores adjuntos na rede estadual de ensino, desta forma tivemos a oportunidade de através do processo de gestão democrática eleger como o voto direto e secreto a senhorita Sônia Maria Pimentel Batista E o Sr. Erivaldo Valério da Silva como os primeiros gestores da Instituição.

            A então gestora Sonia Pimentel mantém-se no Cargo de Gestora por mais um mandato consecutivo tendo como diretora adjunta a sra. Leci Santália de Oliveira.

            Atualmente a referida administração eleita pelo voto direto e secreto para o biênio 2011/2012 é formada pela Diretora Geral e Pedagógica Rosiene Omena Bispo / Diretora adjunta e Adminstrativa Leci Santália De Oliveira (reeleita) contando ainda com a presença de sr. coordenador Erivaldo Valério da Silva e  da Secretária Escolar sra.Jane Rose de Oliveira Bezerra compondo assim a equipe gestora.